FUTEBOL

FUTEBOL

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.

Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores. Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.

No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.

Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.

 No Brasil

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.

O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre funcionários da companhia de gás x cia. ferroviaria São Paulo Railway.

O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

 

FUTEBOL
Alunos 1320
Sexo Feminino e Masculino
Fase e sua respectiva Faixa etária ·         Fase 1 – 7 a 9 anos (Turma 1);

·         Fase 2 – 10 a 12 anos (Turma 2);

·         Fase 3 – 13 a 15 anos (Turma 3).

Locais de atendimento ·         Campo de Futebol da Aldeia;

·         Campo de Futebol do Jd. Esperança;

·         Campo de Futebol do Jd. Maria Helena;

·         Campo de Futebol do Jd. Silveira;

·         Campo de Futebol do Pique. Imperial;

·         Campo de Futebol do Pique. Viana;

·         Centro Comunitário do Engenho Novo;

·         Centro Comunitário do Jd. Paraíso;

·         Complexo Esportivo da Vila Porto;

·         Estádio Municipal do Jd. Califórnia.

Aulas/turma na semana ·         02
Duração das aulas ·         60min
Objetivo Específico ·         Desenvolver o futebol de maneira saudável e prazerosa, contemplando os conteúdos de aprendizagem motora, cognitiva, psicomotora, afetivo-social e sócio- educacional, através de atividades que contemplem exercícios gerais e também específicos, sempre respeitando o período crítico de cada faixa etária para o desenvolvimento de determinadas capacidades coordenativas e condicionantes.

·         Monitorar e atualizar os profissionais responsáveis pelo trabalho de campo, através de um sistema de atualização permanente que acontece uma vez ao mês com todos os professores dos Núcleos de Iniciação e Formação Esportiva.

Metas Quantitativas ·         10 núcleos;

·         3 aulas de manhã e 3 aulas à tarde;

·         Acima de 100 alunos por núcleo.

Metas Qualitativas ·         Preparar os alunos da iniciação para futuro ingresso na equipe de treinamento;

·         Desenvolvimento e aumento do repertório motor;

·         Padronizar o estilo de ensino em todo o município (todos os bairros);

·         Contribuir para a educação e formação dos atletas através da prática esportiva.

Eventos ·         Campeonato Interno

 

FUTEBOL
Alunos 1500
Sexo Feminino e Masculino
Fase e sua respectiva Faixa etária ·         Fase 1 – 7 a 9 anos (Turma 1);

·         Fase 2 – 10 a 12 anos (Turma 2);

·         Fase 3 – 13 a 15 anos (Turma 3).

Locais de atendimento ·         Campo de Futebol da Aldeia;

·         Campo de Futebol do Jd. Esperança;

·         Campo de Futebol do Jd. Maria Helena;

·         Campo de Futebol e Societydo Jd. Silveira;

·         Campo de Futebol do Pq. Imperial;

·         Campo de Futebol do Pq. Viana;

·         Centro Comunitário do Engenho Novo;

·         Centro Comunitário do Jd. Paraíso

·         Complexo Esportivo da Vila Porto;

·         Estádio Municipal do Jd. Califórnia.

Quantidade de aulas por turma na semana ·         Todas as fases terão 2 aulas semanais
Duração das aulas ·         90 min
Objetivos Específicos ·         Desenvolver o futebol de maneira saudável e prazerosa, contemplando os conteúdos de aprendizagem motora, cognitiva, psicomotora, afetivo-social e sócio- educacional, através de atividades que contemplem exercícios gerais e também específicos, sempre respeitando o período crítico de cada faixa etária para o desenvolvimento de determinadas capacidades coordenativas e condicionantes.

·         Monitorar e atualizar os profissionais responsáveis pelo trabalho de campo, através de um sistema de atualização permanente que acontece uma vez ao mês com todos os professores dos Núcleos de Iniciação e Formação Esportiva..

·         Captar alunos que se destacarem nas escolas de esportes pelo seu biótipo e pelo seu nível técnico e tático mais elevado, para um trabalho separado objetivando o seu ingresso nas categorias do projeto subs.

Metas Quantitativas ·         10bairros atendidos;

·         3 aulas de manhã e 3 aulas a tarde;

·         100 alunos por núcleo.

Metas Qualitativas ·         Oferecer os serviços em todas as regiões de Barueri;

·         Garantir o atendimento a todos os interessados;

·         Divisão dos alunos dentro das faixas etárias já especificadas;

·         Oferecer de 3 Torneios durante o ano para os alunos da escolinha.

 

EQUIPE DE RENDIMENTO – FUTEBOL
Alunos 120
Sexo Masculino
Categoria e sua respectiva Faixa etária ·         Categoria Sub 11;

·         Categoria Sub13;

·         Categoria Sub15;

·         Categoria Sub 17.

Local de atendimento ·         Complexo Esportivo Vila Porto.
Quantidade de Treino por Categoria na semana ·         Todas as categorias terão de 3 treinos semanais.

 

Duração dos treinos ·         120 min
Objetivos Específicos ·         Realizar parceria entre as modalidades de futebol e futsal, com a finalidade de captação e lapidação de novos atletas entre 10 e 17 anos de idade, dentro de uma metodologia de trabalho que tem como meta o desenvolvimento das capacidades coordenativas, físicas e motoras, além das capacidades técnicas e táticas especificas do futebol;

·         Formar novos atletas com noção de cidadania e responsabilidade em meio à sociedade;

·         Preparar os alunos para que se tornem“atletas” dentro da faixa etária já especificada, dentro de um trabalho e uma metodologia organizada e planejada entra as modalidades de futebol e futsal, a suprir a categorias competitivas.

Metas Quantitativas ·         Colocar Barueri entre os 8 melhores municípios das categorias;

·         Participar de (quantos?)campeonatos para adquirir experiência para as próximas etapas de desenvolvimento.

Metas Qualitativas ·         Conseguir que o maior número de atletas ao final do processo do Projeto Subs sejam aproveitados preferencialmente nas categorias de base de Barueri ou em qualquer clube que tenha interesse.
Competições previstas para 2018
Categoria Competição Prevista Período Previsto
Todas as Categorias ·         Associação Paulista de Futebol;

·         Torneios rápidos.

A partir de fevereiro
Eventos Torneio início;

Campeonato interno