Ginástica Olímpica

 

ESPORTE ADAPTADO – GINÁSTICA
Alunos 100
Sexo Feminino e Masculino
Fases e suas respectivas Faixas etárias Fase 1 = 05 a 07 anos (Atividade Motora Adaptada)

Fase 2 = 08 a 12 anos (Atividade Motora Adaptada)

Fase 3 = 13 a 18 anos

Fase 4 = acima dos 18 anos

Local de atendimento Espaço da Pessoa com Deficiência
Aulas/turma na semana ·         02
Duração das aulas ·         60 min.
Objetivos Específicos ·         Melhora das capacidades físicas como capacidade cardiorrespiratória, capacidade muscular, força muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora;

·         Estimulação das habilidades motoras básicas, enfatizando o controle postural, a mobilidade e as habilidades da vida diária;

·         Auxilia na reabilitação, dentro de um contexto multidisciplinar, das condições neuromotoras, ortopédicas e de metabolismo que estão indesejáveis aos parâmetros de saúde, limitam o desempenho em atividades físicas de forma geral e que podem ser modificadas;

·         Trabalha na regulação do tônus musculares e postura da pessoa com deficiência, reduzindo a espasticidade daqueles que têm a musculatura hipertônica (exemplo: lesão medular e paralisia cerebral espástica ou rígida) e fortalecendo os tônus muscular daqueles que têm a musculatura hipotônica (exemplo: síndrome de Down e paralisia cerebral atáxica);

·         Estimulação perceptivo-motora: desenvolve experiências com atividades perceptivo-motoras como coordenação visomotora, habilidades de tempo de reação, orientação espacial, consciência corporal, consciência temporal, seqüenciamento de movimentos, memória e atenção às instruções.

·         Auto conceito positivo e competência social: desenvolve a imagem corporal e auto conceito positivo, melhorando a auto-estima e autonomia do indivíduo, através de oportunidades da prática com sucesso e ainda estimular a tolerância às frustrações em situações de fracasso (adaptação ao ambiente e sociedade).

Metas Quantitativas ·         Participar de todos os eventos apresentações artísticas promovidas pelos diversos segmentos e instituições que desenvolvem trabalho com este perfil de público;

·         Atender 100 alunas em 02 turmas no maior número de atividades propostas.

Metas Qualitativas ·         O desenvolvimento de auto-estima;

·         A melhoria da auto-imagem;

·         O estímulo à independência;

·         A interação com outros grupos;

·         A experiência intensiva com suas possibilidades de limitações;

·         O contato com outras pessoas, deficiente ou não;

·         A vivência de situações de sucesso, possibilitando a melhoria da auto valorização e autoconfiança;

·         A possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição;

·         O estímulo à superação de situações de frustração.